topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » G. D. dos Toledos – Campeão Nacional, mas não descura a formação

 

G. D. dos Toledos – Campeão Nacional, mas não descura

a formação

 

G.D. dos Toledos

Há cerca de um mês (2013.06.16), este simpático clube sediado nos subúrbios da vila da Madalena, foi notícia, mais uma vez, ao se sagrar, em casa do Sporting Clube de Portugal, Campeão Nacional de Ténis de Mesa. Confesso que não fui dos que mais vibraram com tal fantástica (reconheço) conquista. As causas? Tão somente, por a maioria de atletas, senão a totalidade, serem “de fora”, o que nada tem de demérito, mas é apenas feitio meu, nestas coisas do desporto, porque sinto e já o “vivi”: atleta de fora, nunca será aposta de futuro… mas sou eu que penso assim.

Ontem fui à Madalena com a família e lá me levaram à Tasca da equipa dos Toledos que eu sabia perfeitamente que continuava a ser presidida pelo amigo e excepcional atleta da nossa ilha: José Eduardo Pereira. O José Eduardo fez parte duma reduzida escol de atletas da nossa ilha que conseguiram resultados de relevo a nível regional/nacional, a ponto do José Eduardo ter estado muito perto de alcançar os mínimos, nos 10 mil metros, para os jogos olímpicos de Atlanta. Este dedicado diretor sabe o que é praticar desporto por “amor à camisola” ou por amor ao desporto.

José Eduardo - Presidente do G.D. dos Toledos

Só que, desconheci-a a vida do G. D. dos Toledos. Desconhecia e desconheço, porque, como o ténis de mesa é modalidade menor para alguns meios de comunicação social, não se dá relevo aos nossos jovens atletas, mas também poderá ser apenas mero desconhecimento meu.

Pois foi com muita satisfação que ao perguntar ao jovem que nos servia, lá na Tasca do Toledos, o porquê de ali estar a ajudar, respondeu-me de imediato: sou jogador deste clube e sou Campeão Regional em Cadetes… Eu fiquei “banzado”, podem crer, primeiro com a humildade da afirmação, nada exuberante e depois pela essência do que me era dado apreciar: um jovem campeão mas que estava ali, com superior espirito de serviço, para ajudar o seu clube a angariar fundos para financiar as suas atividades, que espero, e repito, passem primordialmente pela formação de jovens como aquele excelente bom exemplo.

Albino Garcia e José Eduardo

Pesquisei e encontrei no sitio http://www.fptm.pt/ranking  - Federação Portuguesa de Ténis de Mesa; Classificação Nacional; Cadetes Masculino; Época 12/13; Ranking de Abril, que o tal jovem, campeão regional, de nome JOÃO PEREIRA com a licença desportiva nº 65310, do clube da S.R.TOLEDOS estava no18 º lugar desse Ranking nacional de Cadetes com 60 pontos. É para mim muito agradável trazer aqui este pequeno tema, mas julgo que se enquadra numa das atuais apostas da politica desportiva da nossa Região – o apoio à formação do jovem atleta regional.

É claro que, nem o duvido, noutros clubes e noutras modalidades, também a nível da formação, na nossa ilha ou na nossa Região, devem existir outros jovens “campeões” com igual dedicação ao seu clube – o tal “amor à camisola” – o que deveria ser cada vez mais divulgado, se é que tal assim vai acontecendo.

Fico-me por esta modesta referência e por uma outra: o seu pai também lá estava a ajudar (confidenciou-me: enquanto o filho lá andar a praticar ténis de mesa).

João Pereira - Campeão Regional de Cadetes - Ténis de mesa

A dedicação dos dirigentes dos nossos clubes nunca será demais enaltecer – lá vi também o amigo Albino Terra Garcia, à volta do caixa – mas a desmesurada ambição de atingir superiores patamares, como se diz hoje: querer atingir quase a alta competição, poderá acarretar muitos dissabores financeiros, começando pelos que assumem, quantas vezes desmesuradamente, essas ideias megalómanas. Há um tempo para refletir.

Este tempo é o dessa reflexão e o tempo da aposta na formação da nossa juventude, também no desporto.

Parabéns à dedicada equipa dirigente, jovens atletas e massa associativa do G. D. dos Toledos.

Um aplauso especial ao campeão regional de Cadetes - o jovem João Pereira (da Creação Velha).

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007